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Sinais de TDAH em Crianças e Adolescentes

Caroline Leonel

Caroline Leonel

Psicóloga e Neuropsicóloga em Goiânia

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurodesenvolvimental, caracterizada por grande agitação, impulsividade e dificuldade em manter a concentração. Ele aparece ainda na infância e costuma ter forte componente genético, não é raro que um parente próximo também tenha histórico semelhante. Estima-se que aproximadamente 5% das crianças em todo o mundo têm TDAH, muitas vezes junto com outros quadros como transtornos específicos da aprendizagem, autismo, ansiedade entre outros. Por isso, para diagnosticar corretamente é preciso observar os comportamentos em ambientes diversos (casa, escola, brincadeiras), garantindo que não seja algo pontual do momento.

Sinais de TDAH em crianças

Em crianças, os sinais de TDAH se agrupam basicamente em dois tipos: desatenção e hiperatividade/impulsividade. Pais e responsáveis devem ficar atentos se o comportamento da criança vai além da agitação comum. Entre os sinais de desatenção, estão:

  • Dificuldade de concentração: não presta atenção em detalhes, erra tarefas por descuido, parece “não ouvir” quando falam com ela, e esquece atividades do dia a dia.
  • Problemas para completar tarefas: não termina brincadeiras ou tarefas escolares; pula de uma atividade para outra sem concluir; evita atividades que exigem esforço mental prolongado.
  • Esquecimentos e desorganização: perde objetos com frequência (brinquedos, material escolar), esquece compromissos rotineiros e tem dificuldade para seguir instruções simples até o fim.

Já os sinais de hiperatividade e impulsividade podem ser observados como:

  • Agitação excessiva: não consegue ficar sentado por muito tempo, levanta-se da cadeira sem motivo, corre ou sobe em móveis quando não deve.
  • Movimentação incontrolável: abana mãos ou pés constantemente, mexe ou contorce-se na cadeira, age como se tivesse “motor ligado”.
  • Fala e impulsos: fala demais, interrompe os outros ou responde às perguntas antes de elas terminarem, e tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou atividades.

Esses comportamentos aparecem em intensidade elevada, causando atritos com colegas, dificuldades em seguir regras e problemas de rendimento escolar. Note que toda criança pode mostrar distração ou hiperatividade em algum momento, mas no TDAH isso acontece de forma persistente e fora do esperado para a idade. Se perceber vários desses sinais no seu filho, é importante observar há quanto tempo e em quais situações ocorrem, por exemplo, só em casa ou também na escola.

Sinais de TDAH em adolescentes

Na adolescência, os traços de TDAH costumam se transformar um pouco, mas continuam presentes. Adolescentes podem não pular na cadeira como crianças, mas sofrem mais com a desatenção e organização do que com a agitação física. Os sinais comuns de TDAH em adolescentes incluem:

  • Desatenção e organização: dificuldade para manter o foco nos estudos ou nas tarefas do dia a dia; esquece de entregar trabalhos escolares; não termina lições; tende a perder prazos e desorganiza o material escolar e agendas.
  • Impulsividade: age sem pensar nas consequências, interrompe amigos e professores, faz comentários ou decisões precipitadas. Muitas vezes fala antes de ouvir a pergunta completa ou toma iniciativas sem planejamento.
  • Inquietação interna: em vez de correr pela sala, o adolescente pode ficar inquieto na cadeira, mexendo mãos/pés ou jogando-se de um lado para outro quando deveria estar tranquilo. Reclama de inquietação, agitação mental ou cansaço de ficar parado.
  • Impacto escolar: as dificuldades de concentração e planejamento geralmente levam ao baixo desempenho acadêmico. É comum que adolescentes com TDAH tenham “organização deficiente do tempo” e ainda enfrentam conflitos com os colegas e professores por não cumprirem as tarefas.

Em resumo, para pais e responsáveis de Goiânia e do Brasil inteiro, é importante perceber que o TDAH não é preguiça nem mau comportamento: são padrões persistentes de dificuldade. Por exemplo, se você tem repetido o mesmo aviso várias vezes ao seu filho e ele continua esquecendo, ou se o adolescente está sempre adiantando a fala, pode ser um sinal de atenção. Além disso, ao contrário de distrações eventuais (que podem acontecer com qualquer um), esses comportamentos de TDAH surgem em diferentes situações, não apenas em casa, mas também na escola, no condomínio ou em outras atividades.

Como ajudar seu filho com TDAH

Saber que seu filho apresenta sinais de TDAH pode ser desafiador, mas há várias estratégias do dia a dia que ajudam a tornar a rotina mais leve e organizada. Pais e responsáveis podem adotar dicas práticas, como:

  • Rotina estruturada: estabeleça horários fixos e previsíveis para refeições, estudos e horas de lazer. Uma rotina clara ajuda a criança a entender o que vem em seguida e reduz a ansiedade causada pela incerteza.
  • Lembretes visuais: use quadros de tarefas, calendários coloridos e listas ilustradas para que a criança ou adolescente veja o passo a passo do dia. Esses lembretes facilitam o cumprimento de atividades e evitam o esquecimento.
  • Pausas ativas: introduza intervalos regulares para atividade física ou brincadeiras curtas durante momentos de estudo. Exercícios ou corridas breves permitem que a energia extra seja canalizada, melhorando depois a concentração.
  • Reforço positivo: incentive os bons comportamentos com elogios, recompensas simples e reconhecimento. Por exemplo, ao terminar uma tarefa sem distrações, destaque o esforço do seu filho. O reforço positivo eleva a autoestima e motiva a criança a persistir nas atividades.

Além disso, mantenha sempre uma comunicação aberta e acolhedora. Explique ao seu filho que todo mundo tem dificuldades às vezes, e que você está ali para ajudar. Livros, aplicativos de organização ou recursos pedagógicos (como mapas mentais) podem ser incorporados conforme a idade para manter o interesse e a disciplina dos estudos. O importante é criar um ambiente acolhedor em casa, onde ele se sinta seguro para falar sobre as suas emoções e desafios.

Quando procurar uma psicóloga infantil em Goiânia

Se os comportamentos persistentes de desatenção e hiperatividade estiverem atrapalhando a vida escolar, as relações sociais ou a rotina familiar, é hora de buscar ajuda especializada. O diagnóstico de TDAH não depende de exames de sangue ou de cérebro, ele é clínico, baseado na observação detalhada do comportamento da criança em vários contextos. Profissionais de diversas áreas, como psicólogos e pediatras, participam dessa avaliação. Eles costumam usar escalas de avaliação e entrevistas com os pais e professores para chegar a um diagnóstico seguro.

Caroline Leonel psicóloga e neuropsicóloga em goiânia

Se o seu filho apresentar sinais consistentes de TDAH, conte com uma psicóloga infantil em Goiânia especializada nesse tema, a Caroline Leonel. Ela poderá fazer testes de atenção, avaliar as características individuais do seu filho e orientar a melhor forma de tratamento. Normalmente, o acompanhamento ideal inclui terapia comportamental e, em alguns casos, medicação para ajudar a controlar os sintomas. Professores e outros profissionais (psiquiatras, neurologistas, terapeutas ocupacionais) também podem colaborar com adaptações pedagógicas e técnicas de suporte.

Lembre-se: o TDAH não é culpa de ninguém, e não significa que seu filho não possa aprender ou progredir. Com o apoio adequado, muitas crianças e adolescentes desenvolvem excelentes estratégias de organização e rendimento. Na cidade de Goiânia, tanto pela rede pública (postinhos de saúde e CAPS) quanto na área particular, há psicólogas infantis qualificadas para orientar famílias nesta jornada. Uma psicóloga infantil em Goiânia pode ajudar a traduzir esses sinais e oferecer suporte contínuo, apoiando não só a criança, mas toda a família a lidar com o TDAH de forma mais tranquila e produtiva.

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